Comunicação além da mídia

BlogColuna (In) FormaçãoColunas

Governos paralelos

Publicado por: Rudolfo Lago | 14 maio 2021

A construção da carreira política do capitão reformado Jair Bolsonaro sempre se deu a partir do apoio vindo das patentes militares mais baixas. A alta cúpula do Exército sempre teve reservas e ele, pelo menos até o momento em que ele consolidou suas chances de vir a ser presidente da República.

Em dois momentos, tive confirmações nesse sentido. A primeira foi a partir da narrativa de um agente da comunidade de informações sobre como se deu a sua carreira de araponga. A primeira missão desse agente foi justamente espionar Bolsonaro. Porque ele era tido então pela alta cúpula militar como alguém cuja atuação poderia sublevar as baixas patentes. Era uma espécie de sindicalista militar. Um tipo, digamos, de Lula de direita para a alta cúpula.

Mais recentemente, um general confirmou que essa era a impressão que se tinha sobre o ex-capitão quando então era deputado. Na visão militar, tratava-se de um indisciplinado. De alguém que, dentro da lógica militar, nunca respeitou comandos e hierarquias. Por que, em determinado momento, boa parte dessa cúpula militar começou a enxergar em Bolsonaro um possível caminho para a sua redenção e retorno ao poder, é uma grande discussão, à qual podemos entrar em algum dia. Por ora, a sensação é de que uma parte dessa alta cúpula a essa altura parece meio arrependida do apoio que deu.

Nessa linha, porém, o que a CPI da Covid parece confirmar até aqui é a sensação de que não há no atual governo um comando vertical claramente estabelecido. Por mais que Bolsonaro o tempo todo se esforce em reforçar que quem manda é ele, que o presidente é ele, que ele é quem comanda, na prática o que acontece é uma grande confusão. Uma profusão de governos paralelos. E, para nós, sociedade brasileira, o que gera como consequência é que essa disputa entre os comandos e governos paralelos faz com que muitas ações muitas vezes não cheguem a lugar nenhum.

Já sabíamos antes da CPI da coexistência nada pacífica de diversos governos na Esplanada dos Ministérios. Há o governo dos próprios militares. A turma dos generais e outros que o próprio Bolsonaro colocou no governo. E há uma turma de outros generais ligados ao vice-presidente Hamilton Mourão. Há a turma dos ideológicos. Há a turma do Centrão. Não raras vezes, a principal tarefa de uma dessas turmas é desmoralizar e desfazer o que fez a outra turma.
Nas duas semanas de depoimentos da CPI até agora, várias foram as vezes agora em que se percebeu a existência de governos paralelos, muitas vezes atropelando ou atrapalhando as ações do governo oficial.

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta adotou uma estratégia, o presidente Jair Bolsonaro a boicotou. O vereador Carlos Bolsonaro, que não tem função oficial alguma no governo, já apareceu em pelo menos duas reuniões no Palácio do Planalto, segundo relatado pelo próprio Mandetta e pelo executivo da Pfizer, Carlos Murillo. Foi a partir da condução do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que se deram as tratativas com a Pfizer, e não a partir do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde, segundo Wajngarten disse mais à revista Veja que à CPI, não deu bola para a vacina da Pfizer, mas, então, o presidente Bolsonaro autorizou Wajngarten a fazer a negociação. Na área de comunicação, Wajngarten disse que não tinha sido ele quem deu publicidade à campanha “O Brasil não pode parar”. Mas a campanha foi assim mesmo veiculada e compartilhada pelo governo.

É possível que a tal indisciplina verificada com relação a Bolsonaro na sua carreira militar, a sua falta de respeito à hierarquia, acabe talvez contaminando a organização do seu governo. Por mais que o presidente faça questão de reafirmar a sua autoridade, o jeito como trabalha, a forma confusa como joga informações desencontradas que desmente depois, e os comandos paralelos que autoriza a figuras como Carlos Bolsonaro, parecem obter em muitos momentos efeito contrário.

Há duas possibilidades. Ou em muitos momentos a ordem dada por Bolsonaro não é obedecida. Ou ele dá ordens desencontradas para atores diferentes ao mesmo tempo. O resultado final disso é que acabam acontecendo ações paralelas. A geometria até diz que linhas paralelas se encontram no infinito. Ela só não diz quanto tempo leva para isso acontecer. E o nosso problema é que a pandemia provoca uma situação de urgência que não autoriza esperar tanto tempo…

Rudolfo Lago