Comunicação além da mídia

BlogDicas I&C

Curitiba, cadê você?

Publicado por: Bruno Lago | 12 jul 2022

Se pudéssemos entrar em uma máquina do tempo e viajar mais ou menos uns cinco anos no passado, certamente veríamos diversas pessoas dos mais diferentes cantos do país compartilhando posts de uma única prefeitura. Pessoas que não moravam nem tinham parentes em Curitiba, mas seguiam as redes sociais do governo local. Por que isso acontecia?

A equipe que trabalhou nas redes da prefeitura optou por transmitir as mensagens usando uma linguagem extremamente informal, com memes e referências a Pokémon; Star Wars; Dragon Ball; Harry Potter e outros elementos da cultura pop. O choque de ver uma instituição governamental utilizando aquele tipo de comunicação fez com que os posts da página viralizassem rapidamente.

A página foi recebida de maneira positiva, chegando a se tornar referência no mundo digital. O problema é que continuava a ser uma página governamental, precisando divulgar informações relevantes e sérias para os curitibanos que acabavam se perdendo no meio de piadas e fotos de capivaras. Ou seja focaram na Imagem, mas se esqueceram da Credibilidade.

Quem acompanhava as redes da prefeitura naquela época e não mora em Curitiba, talvez tenha a sensação de que ela está sumida como se fosse uma ex-celebridade que caiu no esquecimento. Isso é algo bom! A página da prefeitura não saiu do lugar, continua nas mesmas redes sociais, porém falando com quem precisa daquelas informações: os moradores da cidade.

Bruno Lago