Soluções em comunicação muito além da mídia

ArtigosBlog

Sua amiga Netflix

Publicado por: Bruno Lago | 14 jul 2022

Na terça-feira, falamos sobre o que acontece quando uma instituição governamental passa a utilizar uma linguagem extremamente informal em suas postagens. Apesar de ter atraído uma grande quantidade de pessoas, a prefeitura de Curitiba – o caso analisado – acabou se atrapalhando a passar suas mensagens, que não davam o recado preciso nem chegavam exatamente nos destinatários que se queria atingir. Isso quer dizer que esse tipo de linguagem mais informal, então, não é recomendado?
A resposta é: depende! Depende de qual é a sua função. Depende de quem você quer atingir com suas mensagens e depende do que seu público espera de você. Ou seja: tudo deve ser medido, pesado, pensado e analisado. Comunicação não é tarefa para amadores!
Veja por exemplo, a Netflix que utiliza uma estratégia similar a que a Prefeitura de Curitiba escolheu, mas que neste caso funcionou perfeitamente. Tanto que à medida que outros canais de streaming foram entrando no território brasileiro, passaram a adotar estratégias semelhantes.
Mas o que faz a Netflix? Cria memes a partir do próprio catálogo de produções que eles têm disponível. Não é apenas o meme pelo meme, mas maneira inteligente e bem-humorada de divulgar os conteúdos Assim, a Netflix passa a agir como fosse sua amiga próxima lhe recomendando um filme ou uma série.
É uma questão de saber qual tipo de conteúdo funciona melhor para cada empresa, afinal suas redes não estão em um mundo invertido. A propósito, já viu Stranger Things?

Bruno Lago