Comunicação além da mídia

BlogDicas I&C

Diversidade em propaganda funciona ou não?

Publicado por: Bruno Lago | 21 jul 2022

Se você buscar um comercial de uma mesma empresa feito hoje e um feito no final do século XX, certamente verá uma diferença nas pessoas que aparecem no anúncio. Um público muito mais diverso aparecendo nos comerciais atuais. Famílias nas mais diferentes formações, pessoas de diferentes cores, idades e gêneros. Por que isso acontece?
Porque diversidade vende! Quem se vê representado no comercial, entende que aquele produto é feito para ele. Você expande assim seu público. Porém, isso precisa ser feito de maneira cuidadosa para respeitar a minoria que você escolheu representar no seu anúncio.

Anúncio do Boticário para o Dia dos Namorados


Um exemplo é O Boticário que tem trazido diversidade em seus anúncios, especialmente em datas comemorativas. Sabendo conversar bem com os diferentes grupos, sua empresa conquista um público maior. Porém, é importante que sua empresa reflita o que o comercial está apresentando. Se você está mostrando uma inclusão, é importante que haja um treinamento para que todos que trabalham na empresa tratem esses grupos de fato com respeito. Do contrário, as pessoas podem sentir que estão sendo apenas usadas e que tal posicionamento não é sincero.

Bruno Lago