Soluções em comunicação muito além da mídia

ArtigosBlog

Como encontrar informações confiáveis em meio a tanta desinformação?

Publicado por: Bruno Lago | 26 jul 2022

Na internet, você encontra os mais diferentes tipos de conteúdo: tanto aqueles que vêm para te informar quanto os que vêm para te desinformar. De artigos científicos a notícias sobre terra plana.
Em meio a tudo isso, como então saber que a informação que você encontrou é verdadeira?
Geralmente, as notícias falsas vão apelar para o seu emocional. São feitas com títulos que têm o propósito de te deixar revoltado e, assim, compartilhar o conteúdo o mais rápido possível.
Então, se o título já está te deixando irritado e você nem leu, o melhor é respirar fundo, abrir uma nova aba no Google e pesquisar. Digite o título da notícia e veja o que os grandes portais como Estadão, G1, Folha de S. Paulo falam a esse respeito. Se nenhum dos grandes veículos de informação deu a notícia, desconfie.
Existem também sites responsáveis por fazer essa checagem e informar quando uma notícia é falsa. Um dos mais famosos aqui no Brasil é o E-farsas.
Jornais e jornalistas erram, é verdade. Mas jornais têm seus CNPJs e jornalistas seus CPFs. Têm seus endereços, não são anônimos, não se escondem atrás de identidades falsas. Têm responsabilidade pelo que publicam.
Agora, se você quer estar dentro dessas informações, precisa saber como se comunicar com os jornalistas da melhor forma. Por isso, visite nosso site: imagemecredibilidade.com

Bruno Lago