Publicado por: Bruno Lago | 16 jul 2023
Superman sempre foi tratado nos quadrinhos da DC como um símbolo de esperança. Um ser que seria super não somente por causa de seus poderes, mas por causa de seu caráter como pessoa.
Um ser que veio a Terra para inspirar a humanidade. Um homem que buscava ajudar o máximo de pessoas que pudesse. Se visse aquele S, você já se sentia bem e protegido.
Um ser altruísta, capaz de proteger ser os outros mesmo as custas de sua própria vida. Sendo o primeiro super-herói a morrer e ressuscitar nos quadrinhos. (Depois isso acabaria se tornando recorrente já que viram que era algo extremamente lucrativo)
Mas com os passar dos anos, o público começou a rejeitar o herói por ser “bonzinho” demais. Alguém com todo aquele poder e usar só para ajudar os outros não seria realista. Surgiram então versões alternativas mais violentas do Superman, dentre elas a que ficou mais famoso foi o Capitão Pátria dos quadrinhos The Boys. Com o passar dos anos, o próprio Superman ganhou histórias onde ele perdia o controle se tornava violento. O videogame Injustice retrata bem isso. Na história do jogo, o Coringa mata a Lois Lane grávida. Como vingança, o Superman acaba matando o vilão e a partir disso se torna um ditador, matando todos que considera serem vilões.
Mesmo o próprio Superman principal começou a ficar mais violento e menos idealizado durante a era dos Novos 52. Durou alguns anos até que viesse o Renascimento com a volta de um Superman mais bondoso e menos sombrio.
Foi justamente nessa época do Superman mais sombrio que a DC estava começando a criar seu universo compartilhado. O que fez com que essa acabasse sendo a escolha para adaptar o herói, resultando em cenas com essa:
Agora, a DC busca trazer essa pessoa mais esperançosa de volta. Com o reboot do universo DC nos cinemas, já foi deixado claro pelo James Gunn, presidente do DC Studios que o próximo Superman interpretado por David Corenswet trará esse ar mais bondoso de volta.
E aí, em qual Superman você crê? No que usa da violência para punir seus inimigos ou no que busca ajudar até gatinho na árvore? No que se esforça para ajudar toda a humanidade ou no que protege apenas os que pensam iguais a você?
Imagem retirada de: Devianart – Brant-loser