Comunicação além da mídia

BlogColunasInfinitas Nerdices

A Culpa é dos jedi?

Publicado por: Bruno Lago | 30 jun 2023

O futuro imperador não apenas criou as Guerras Clônicas como mexia as peças secretamente dos dois lados da guerra. Enquanto isso, os jedi buscavam defender a República da maneira que acreditavam ser a melhor possível, sem saber das artimanhas de Palpatine. Mesmo assim, os imperiais jogaram toda a responsabilidade da guerra para cima da Ordem Jedi, os colocando como traidores. O que deu respaldo para que o Império exterminasse a grande maioria deles.

Essa estratégia de querer jogar a responsabilidade do que seu grupo fez para cima de outro grupo não parece familiar?

Os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro claramente foram movidos por bolsonaristas descontentes com a vitória eleitoral do Lula e buscando um golpe de Estado. Certamente, muitos deles movidos pelas diversas notícias falsas espalhadas pelo ex-presidente que colocavam em descrédito o sistema eleitoral. Porém, os aliados do antigo governo deram a narrativa de que os responsáveis por atacar as sedes dos Três Poderes foram “petistas infiltrados” e não os próprios bolsonaristas, justamente quem teriam mais interesse em dar um golpe.

Claro que essa não foi a primeira vez que os bolsonaristas jogaram a responsabilidade para outros, já que durante a pandemia, os apoiadores e o então presidente faziam questão de desobedecer todas as regras que a OMS sugeria para controlar a pandemia: máscaras, vacina, quarentena. Quase fazia parecer que toda a pandemia era uma grande conspiração global para acabar com a economia do Brasil. Mas na hora de justificar a responsabilidade pelas milhares de morte, lá foi ele jogar a culpa novamente em outros: A culpa era dos governadores e prefeitos que decidiram assumir o lockdown, exigir o uso de máscaras. Ou então era do Alexandre de Moraes que estava perseguindo ele. (nesse caso parecia a desculpa do aluno que tira muita nota baixa e diz que é porque o professor não gosta dele)

Mesmo assim, seria injusto comparar o ex-presidente Bolsonaro com um dos principais vilões da cultura pop que é o Imperador Palpatine. Afinal, a estratégia do imperador funcionou: acabou com a Ordem Jedi, fez os cidadãos acreditarem que os jedi eram realmente os traidores que começaram as Guerras Clônicas, transformou a República em Império. Já a do ex-presidente do Brasil falhou miseravelmente: o golpe deu errado, ninguém que não seja de fora da bolha de bolsonaristas acredita nessa história de “petista infiltrado” (sinceramente não sei nem se dentro da bolha acreditam mesmo ou só fingem acreditar já que alguns deles estavam nas manifestações), o Lula permanece como presidente, Alexandre de Moraes continua sendo um dos ministros do STF e para coroar a falha, Bolsonaro está inelegível por oito anos. As últimas pás de cal no plano fracassado ainda podem vir dos resultados das investigações da CPMI e da Polícia Federal.

Bruno Lago