Durante o animê Pokémon, uma equipe de vilões sempre aparecia para atrapalhar os protagonistas, roubando o máximo de pokémon que pudessem. Essa era a Equipe Rocket representada na animação pela dupla Jessie e James.
A estratégia que usavam em seus roubos variava de episódio para episódio, porém o que havia em comum era o que eles faziam quando eram pegos: mandar um de seus pokémon usar o ataque Cortina de Fumaça. O pokémon criava uma grande fumaça escura que atrapalhava as pessoas de enxergarem o que estava acontecendo enquanto corriam com o máximo de pokémons que conseguissem carregar até o balão deles.
Assim com a dupla Jair e Michelle Bolsonaro costuma fazer mesmo que não seja tão literalmente quanto é no desenho. O caso mais recente foi quando a primeira-dama atacou a atriz Bruna Marquezine nas redes sociais por conta da roupa que ela usara. Pouco tempo depois que a Policia Federal encontrou sus começa a investigar transações bancárias com dinheiro vivo feitas pelo gabinete do presidente reveladas por mensagens no telefone do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid. Supostamente, o dinheiro vivo seria de sua conta pessoal e seria para gastos da Michelle. Usaria apenas para não aparecer o nome do presidente da República no estrato.
Assim a cortina de fumaça vai acontecendo, deixa de falar das contas do presidente para falar da aparência da atriz. Talvez a expectativa dessa dupla seja a mesma da dupla de vilões da Equipe Rocket. Quando a fumaça se dissipe, eles já estejam no balão rumo a reeleição. No desenho, essa expectativa é sempre frustrada porque o protagonista Ash Ketchum sempre tem um pokémon pássaro para soltar um vento e espantar a fumaça e depois furar o balão com seu bico. Agora se o balão da dupla da vida real será furado nas eleições de domingo.