Um Anel é o objeto mais cobiçado no universo criado por Tolkien. Não é pra menos, afinal é uma ferramenta que dá poderes capazes de controlar toda a Terra-Média ao mesmo tempo em que te perimite ficar invisível, escondido daqueles que forem te perseguir.
Ora, assim como as emendas parlamentares. Quem controla o dinheiro que vai ser mandado, tem o poder! Ainda mais quando falamos de 53 bilhões de reais do Orçamento destinados a isso. Ao mesmo tempo fica invisível, afinal a responsabilidade caso a verba não seja usada para o fim que foi pedido será do municipio, não do parlamentar.
Mas poder nunca é o bastante! Assim como Gollum queria ficar cada vez mais e mais tempo com o Um Anel, Lira briga para que o Congresso tenha um naco ainda maior do Orçamento: mais 5,6 bilhões de reais.
Nas histórias de Tolkien, esse vicio insaciável no Um Anel faz com que o hobbit Sméagol vá se corroendo e cada vez mais vivendo unica e exclusivamente em função de conseguir ficar cada vez mais com o seu precioso objeto até se transformar na criatura Gollum.
Então, diga-me Lira: ainda é Sméagol ou a sua busca por ficar cada vez mais próximo do Orçamento o transformou em Gollum?