Comunicação além da mídia

BlogCorreio Político

Se houver CPI da Abin, deverá ser só na Câmara

Publicado por: Rudolfo Lago | 30 jan 2024

Ao contrário do que chegou a ser noticiado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) não tentará colher assinaturas para uma CPI da Abin no Senado. Essa tentativa, por enquanto, só acontecerá na Câmara, por iniciativa do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Depois da repercussão na semana passada, após a operação que teve como alvo o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), começou a se sedimentar no Senado a impressão de que não há muito o que o Congresso possa acrescentar de investigação numa CPI para além do que já vem sendo apurado pela Polícia Federal, nas ações que vêm sendo feitas com autorização do Supremo Tribunal Federal.

Narrativas

Fazer a CPI seria apenas, como disse o Correio da Manhã na edição de segunda (29), ajudar a alimentar a guerra de narrativas. Essa a avaliação que vai prevalecendo no Senado. No fundo, avalia-se que já foi isso o que aconteceu no ano passado com a CPI do 8/01.

8/01

Relatada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a CPI que investigou o 8 de janeiro já teria ficado quase sempre a reboque das demais investigações, sem acrescentar muita coisa. E produzindo ao final relatórios paralelos conforme as posições políticas dos envolvidos.

Renan Calheiros questiona o funcionamento da Abin

Se não irá pedir uma CPI no Senado, Renan quer, porém, reavaliar o funcionamento da Abin e a sua utilidade no atual modelo. Renan, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), vai assumir em fevereiro a Comissão Mista de Atividades de Inteligência, da qual Ramagem também é integrante. Para Renan, que já foi ministro da Justiça, o Brasil nunca teve de fato um órgão de inteligência, mas apenas de “arapongagem política”, em muito herança da forma como atuava o antigo Serviço Nacional de Inteligência (SNI) na ditadura. Ano passado, ele já tinha enviado questionamentos, pela CRE, sobre a atuação da Abin.

Inquérito


Renan pretende requisitar a íntegra do inquérito que levou à autorização, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), da ação contra Ramagem na semana passada. Que se desdobrou na segunda-feira em uma ação contra Carlos Bolsonaro.

Política


Pelo lado da oposição, intensifica-se o discurso de instrumentalização política da investigação. Mas em Brasília ninguém espera que as coisas parem e que novos poderosos apareçam investigados. No fundo, é o desdobramento da apuração sobre o 8 de janeiro.

STF


A tese da instrumentalização política já deverá avançar na CPI do STF, que foi pedida no ano passado pelo deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) e já obteve as assinaturas mínimas para vir a ser instalada. Van Hatten espera seu início agora quando o Congresso voltar.

Arapongados


O burburinho agora, especialmente no Senado, é em torno da obtenção da suposta lista de quem foi arapongado. Não são poucos os parlamentares que hoje desconfiam que estavam sendo monitorados pela Abin, e querem ter certeza se de fato isso aconteceu.

Rudolfo Lago