Comunicação além da mídia

BlogCorreio Político

Meias divertidas são ideia de Lu Alckmin

Publicado por: Rudolfo Lago | 28 dez 2023

As meias divertidas utilizadas pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, estão se tornando uma mania no governo. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi visto com uma. No Natal, Alckmin e outros ministros se presentearam com pares que sempre são trocados com risadas. Alckmin passou a usar meias coloridas com desenhos coloridos e engraçados por sugestão da sua esposa, Lu. Ela sempre ajudou-o a definir seu figurino. Mas as meias fazem parte de um projeto mais amplo de Alckmin para se livrar de vez da pecha que sempre marcou o seu perfil político: a de ser um “picolé de chuchu”. Ou seja, uma figura insossa, careta, discreta demais, com cara demais de médico do interior.

Tempero

Desde que resolveu ser o vice de Lula e ministro da Indústria e Comércio, Alckmin estabeleceu um bem pensado modelo de modernização do seu perfil. Um tempero no chuchu. As meias fazem parte da estratégia. Que conta também com a atualização das suas redes sociais.

Redes

Desde o início do governo, Alckmin incomodava-se com o estilo conservador das suas redes sociais. Então, contratou uma equipe criativa que trabalha na sua equipe de comunicação na Vice-Presidência, com liberdade de ideias. Ele, porém, dá a palavra final.

Desenhos, ícones pop, humor. Para reduzir a aridez

Recentemente, por exemplo, Alckmin se deixou retratar em seu perfil no X, antigo Twitter, como se estivesse ao lado da atriz Christiane Torloni para explicar a melhora da posição do Brasil no ranking das agências de classificação de risco de investimentos. Essa classificação leva o pouco conhecido nome de “rating”. Então, para dizer que as medidas econômicas vinham melhorando nossa classificação, Alckmin aparece perguntando: “Hoje é dia de quê?” E uma balouçante Torloni, fazendo com os dedos os chifrinhos que indicam rock’n roll, responde: “É de rating BB”, numa alusão ao meme da atriz no Rock in Rio: “Hoje é dia de rock, bebê”.

Ministério

Diante disso, quem acompanha Geraldo Alckmin afirma que será muito difícil tirá-lo do Ministério da Indústria e Comércio. De vez em quando, surge essa especulação. Alckmin a rechaça. Está muito satisfeito com a pasta e ela se encaixa com a sua estratégia.

Industrial

Na segunda quinzena de janeiro, ele deverá anunciar, junto com Lula, a nova Política Industrial para o país. O lançamento será feito pelo presidente durante reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial. A data exata está sendo estudada com o presidente.

Verde

A chamada economia verde tem sido outra das fixações de Alckmin. Diversas iniciativas tem sido tomadas nesse sentido, como a ampliação das usinas offshore de energia eólica, a aposta na produção de hidrogênio combustível e no biodiesel, entre outras medidas.

Futuro

Medidas também estão sendo tomadas para desburocratizar o comércio exterior. Quanto ao futuro político, aí Alckmin mantém o perfil discreto de antes. Ele mantém suas meias divertidas no jogo. O que pretende fazer mais adiante, porém, não revela para ninguém.

Rudolfo Lago