Comunicação além da mídia

BlogInfinitas Nerdices

Bloqueio em Ryloth

Publicado por: Bruno Lago | 6 mar 2024

Nas primeiras temporadas da animação Clone Wars, é mostrado um bloqueio que foi feito em Ryloth para impedir não apenas entrada de armas, mas principalmente a chegada de alimentos e remédios ao planeta. Evitar que os civis pudessem receber qualquer ajuda humanitária.

Não teve como não pensar nesses episódios ao ler a matéria do Congresso em Foco que mostrava como Israel bloqueou a ajuda que o Brasil mandou para a Faixa de Gaza. Os caminhões e caixas na fronteira.

É horrível pensar que alguém deixaria uma população de pessoas inocentes sofrendo e morrendo sem deixar que o mínimo chegue até eles. Além das mortes por explosão e pelas armas, escolher também mortes lentas por desnutrição ou falta de oxigênio! É preciso um requinte de crueldalde para deliberadamente fazer isso com todo um povo. Seria muito bom imaginar que isso é caricatura de vilão da ficção mas infelizmente é no mundo real.

Em um dos episódios da animação, dois senadores da República vão em uma missão diplomática a um planeta neutro próximo a Ryloth para pedir ajuda para enviar suprimentos para os civis. Tanto medicamentos quanto comida. Porém, um senador mais alinhado aos Separatistas aparece alegando que aquilo poderia ser uma quebra na neutralidade por estar ajudando um dos lados da guerra. O que faz o rei optar por ajudá-los em segredo. Acredite ou não, essa foi mais ou menos a mesma alegação feita pelas autoridades israelenses. De que essa ajuda seria “incompatível e perigosa para a segurança do Estado de Israel.”

Bruno Lago