Comunicação além da mídia

BlogCongresso em Foco

Carta à minha avó, Alzira Soriano

Publicado por: Rudolfo Lago | 8 mar 2024

Minha querida vovó Alzira. Em primeiro lugar, peço licença a você e às demais mulheres para, como homem, ocupar um espaço para escrever sobre vocês. Mas você, vovó, sabe o quanto o seu exemplo é importante para todos nós, homens da família. Você, de quem sou bisneto com muito orgulho, é nossa Mulher Maravilha!

Este ano escrevo para lhe contar que há boas novidades, embora ainda esteja bem longe do fim a batalha pela igualdade de gênero no nosso país. Meu pai, seu neto, sempre se inquietou com a falta de atenção à sua memória. Alzira Soriano, a primeira mulher a exercer um cargo no poder Executivo em toda a América Latina. Prefeita de Lajes, no Rio Grande do Norte. Eleita em 1928. Feito tão notável que à época mereceu reportagem do New York Times.

A grande alegria, vovó, é que sua memória tem sido resgatada nos últimos anos. Em um esforço que começou a crescer a partir do próprio município de Lajes, que promove, em abril, mês do seu nascimento, a Semana Alzira Soriano. Ali, é encenado todos os anos um espetáculo que conta a sua história. De como você ficou viúva aos 22 anos, quando meu bisavô, Thomaz Soriano, morreu vítima da gripe espanhola. Como, então, herdou a administração de uma fazenda, a Primavera, no meio do sertão do Rio Grande do Norte. Como começou a mandar com autoridade em todos aqueles rudes vaqueiros. Isso há quase cem anos! Tornando-se o perfil ideal quando Bertha Lutz foi buscar uma mulher que fosse capaz de vencer uma eleição depois que o governador Juvenal Lamartine tornou o Rio Grande do Norte o primeiro estado brasileiro onde mulheres “podiam votar e ser votadas”.

Você aceitou o desafio. Comandou Lajes até 1930, quando Getúlio Vargas deu um golpe e substituiu os prefeitos por interventores. Mas foi o suficiente para você modernizar Lajes e entrar para a história.

Sabia que no ano passado você virou personagem de novela? Pois é. Todos nós aqui ficamos com lágrimas nos olhos quando a atriz potiguar Titina Medeiros apareceu na novela “Amor Perfeito”, da TV Globo, interpretando Alzira Soriano.

Este ano, começará a ser erguida em Lajes a sua estátua. Que imortalizará para sempre a sua passagem. A cerimônia de início da obra será durante a Semana Alzira Soriano. Quem sabe daqui a 96 anos quem passe por ela tenha dificuldade de entender o que há de tão especial em uma mulher ser prefeita?

Ainda não é o caso, vovó. Nas últimas eleições, somente 658 mulheres se elegeram prefeitas. Temos mais de 5,5 mil municípios. O caminho ainda é longo para alterar o universo que tão bem é ilustrado pela foto de você e seu secretariado: uma mulher cercada por homens.

Rudolfo Lago