Comunicação além da mídia

BlogCorreio Político

‘Assessor de VDM’, Wagner critica briga orçamentária

Publicado por: Rudolfo Lago | 1 mar 2024

Certa vez, o compositor e escritor Chico Buarque disse que todo governo precisava ter um “Assessor de Vai dar M…”. Depois da sugestão de Chico, a coisa ganhou até sigla: VDM. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) não é ministro. Mas vai ganhando os contornos de “Asessor de VDM”, seja pela sua estatura de político experimentado, fundador do PT, seja pelo respeito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem por ele ou mesmo por seu perfil. Judeu, Wagner foi um dos poucos no governo a criticar a fala de Lula comparando as atrocidades de Israel na Faixa de Gaza ao nazismo. Agora, Wagner critica a forma como o governo cede o tempo todo ao Congresso, na questão do poder de destinação orçamentária.

Anomalia

Esta semana, Jaques Wagner não teve dúvida em criticar o decreto do presidente Lula que estabelece um cronograma para a liberação de mais de R$ 20 bilhões em emendas ao orçamento até junho. “Isso é uma anomalia”, protestou ao Correio Político.

Parlamentarismo

“Eu, pessoalmente, sou presidencialista. Mas, se é assim, que se faça logo uma emenda constitucional e se instaure o parlamentarismo no Brasil”, disse Wagner. Para o senador, mais e mais o Congresso vai pressionando por uma posição que é muito cômoda.

Desunião Brasil

Nada bonita a disputa de poder no União Brasil. No último dia do seu mandato, usando a última nesga do seu poder, o atual presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE), tentou cancelar a eleição que haveria para renovar a executiva e o diretório do partido.

Reação

Em seguida, os integrantes do União derrubaram a decisão de Bivar e deram início à eleição do novo comando. Ao final, Bivar foi fragorosamente derrotado. Dos 42 delegados, 30 votaram em Antõnio Rueda, que antes era o vice-presidente, para agora presidir o União.

Isolado

Na quinta-feira (28), o líder do União no Senado, Efraim Filho (PB), já dizia ao Correio Político que Bivar estava isolado. “Bivar perdeu a confiança ao fazer intervenções indevidas em diretórios”, explicou. “Uma situação que estava gerando insegurança no partido”.

Destino

Rueda agora vai precisar controlar essa cisão no partido, que pode prejudicar planos futuros. O União planeja presidir a Câmara, com Elmar Nascimento (BA). Tem ainda pretensões presidenciais, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Mas precisa fazer jus ao nome.

Rudolfo Lago