Publicado por: Bruno Lago | 30 mar 2024
Nesse domingo, será o aniversário de 60 anos do golpe que colocou o país em um regime ditatorial que durou 20 anos!
Seria o momento perfeito para lembrar de todos os horrores que foram causados durante a ditadura e da importância da democracia. Depois dos acontecimentos do 8 de janeiro, a necessidade de relembrar esse pedaço da História se torna ainda mais claro, pois o risco de se repetir ficou bem alto naquele momento. (Como as investigações da Polícia Federal estão deixando claras)
Porém, infelizmente, o governo Lula preferiu se omitir das memórias desse período histórico e sombrio para o país aparentemente para não incomodar uma parte mais à direita do Congresso que pode servir de apoio para aprovar suas propostas.
Cada escolha, uma renúncia! Mas não deixa de ser uma escolha no mínimo lamentável! Depois de anos, lutando para reconquistar a democracia não sequer lembrar dos horrores que aconteceram, das pessoas que foram torturadas e mortas para se reconquistar a democracia.
Seria como se em Star Wars, a República formada pelos Rebeldes decidisse simplesmente não relembrar dos horrores do Império, não prestar homenagem aos jedi que foram mortos logo no inicio do Império; ao povo de Alderaan que morreu pela Estrela da Morte; a todos aqueles que foram torturados durante esse processo.
Mas espera, isso realmente acontece! No livro Legado de Sangue que se passa entre o filme 6 e o 7, fica bem claro que os políticos olhavam para o Império como algo de um passado distante. Enquanto isso, o Império estava justamente se reerguendo pelas sombras da galáxia na forma da Primeira Ordem, conquistando aqueles que adoravam uma visão romantizada desse período da galáxia.
Acho que eu estou falando só o óbvio, mas o presente nada mais é do que uma continuação do passado. Não dá para separar as duas coisas! Falar mais sobre o Império poderia ter evitado uma ascensão da Primeira Ordem em Star Wars. Assim como falar mais sobre o 31 de março de 64 e toda a ditadura com todos os horrores que se sucederam com certeza poderia impedir que novos 8 de janeiro surjam, que novas pessoas passem a acreditar que um golpe de estado será positivo para o país.
Está na hora de aprender com nossos erros, ao invés de fingir que eles nunca existiram!